CloutZine em Português 


N° 008 (Set. 2021) NFT: Precisamos de Regras Éticas

CloutZine-008-pt

Versão portuguesa do N° 008 (Set. 2021) NFT: Precisamos de Regras Éticas. Tradução automática pelo Google.

N°007 (Set. 2021) Verdadeiros Artistas e Enganadores

CloutZine#007pt

A atividade de compra e venda de Creator Coins permanece no nível mais baixo no início de setembro. Por outro lado, a criação e venda de NFTs parece estar decolando, ainda que sejam principalmente grandes contas que se beneficiam dessa nova atividade. Por quê? Porque por um lado apenas contas grandes têm CLOUTs para gastar e, por outro lado, o único interesse dos NFTs em poder revendê-los com ganho, os NFTs criados por clouters com certa notoriedade na plataforma têm um valor muito maior , independentemente do seu mérito artístico.

Vemos o florescimento de muitos artistas talentosos que oferecem uma escolha cada vez mais variada de obras, mesmo que certos estilos sejam muito mais populares, em particular os famosos “cloutpunks”, retratos cujos pixels são muito aumentados.

O sucesso dos NFTs atrai inevitavelmente criadores oportunistas que tentam tirar proveito da sorte inesperada desse novo mercado. É assim que também vemos florescer os NFTs, que são feitos do corte e da colagem de trabalhos existentes colhidos na tela.

Vamos regularmente apresentar a você sobre Cloutzine NFTs que merecem ser colocados em destaque, seja por sua criatividade, seja para denunciar certas “trapaças”. A maior parte dessa “trapaça” não é ilegal, mas pode enganar compradores crédulos.

OS VERDADEIROS ARTISTAS

@10past9

« Meu nome é Andrew Wong, também conhecido como 10past9. Sou originalmente de Hong Kong e me mudei para Nova York há cerca de 5 anos.

Comecei a trabalhar com caixas de papelão como uma atividade divertida com meus filhos, uma fuga da obrigação de ficar em casa trazida pela pandemia. Essa atividade se transformou em paixão conforme eu explorava a iteração desses designs e modelos recortados em formas mais complexas. Usando padrões de cartolina dentro dos padrões das características faciais dos meus sujeitos.

Meu trabalho transforma elegantemente materiais simples em retratos complicados, esculturas em relevo de linhas profundas, superfícies ocultas, sombras articuladas e tons iluminados para o observador explorar.

Tenho um BFA em Design de Moda pela Parsons School of Design. »

@Antomy

« Eu sou Raedel, das Filipinas.

Estou fazendo katana de madeira, baseada em anime (desenho à mão e animação digital originária do Japão).
Em breve lançarei NFT de apostas.
Eu sou o criador de @Thumby. »

@ChildofTheDice

« Meu nome é Aaron. Eu tenho 20 anos.

ChildofTheDice

Localização: Itália.
Profissão: Estudante.
Comecei a desenhar com 5 anos de idade.
Meu estilo NFT é sempre diversificar cada desenho.
Child Of The Dice é meu primeiro projeto NFT. »

@CloutDragons

« Meu nome é Mourkus Gawergy, também conhecido como Mark. Eu sou de LA.

Na verdade, não sou um artista profissional. Eu não desenho lol. O que eu faço é design de jogos.

Eu tenho um artista que desenha os Dragões para mim depois que eu terminei de dar instruções para que os dragões pareçam realmente legais. Então, eu sou realmente o cérebro por trás do CloutDragons, mas não desenho os dragões sozinho.

Minha formação em termos de arte é o design de jogos. Eu tenho uma empresa chamada App Gods e atualmente estou trabalhando no design de um jogo muito legal para dispositivos móveis. Por eu não ser um artista no sentido tradicional, eu desenho a arte do jogo, mas eu contrato artistas para realmente criar a arte e trazê-la à vida.

Eu tenho outro novo projeto já pronto e funcionando, chamado @CertifiedLoverBoy. »

@Cryptoginger

« Meu nome é Hanne. Tenho 35 anos e moro em Oslo, Noruega.

Eu não sou uma artista profissional.
Eu era uma criança talentosa quando se tratava de desenhar, mas parei quando me tornei uma adolescente. Quando percebi que era autista, comecei a despertar o interesse desde a minha infância por encontrar o meu verdadeiro eu, após 20 anos de mascaramento.


Todos os meus 4 desenhos principais que fiz até agora foram vendidos na BitClout.
Meu estilo é muito sonhador, trippy e reflete minha mente autista. Meus desenhos sempre contam uma história que é importante para mim. Expresso muitas das minhas opiniões através da minha arte, que não posso ou não quero colocar em palavras.
Estou completando minha maior peça até agora. Vou apresentá-la no próxima showcase.
Esta é minha primeira arte real com o tema BitClout. »

@fazliKesgin

« Meu nome é Fazli Kesgin. Sou um artista profissional na Turquia.

fazliKesgin

Desenho desde muito jovem.
Minha formação sempre foi em artes visuais. Estudei no conservatório e no colégio de artes plásticas.
Atualmente estou estudando na Mimar Sinan Fine Arts University, em Istambul.
Por enquanto, estou trabalhando no desenvolvimento do meu projeto @CloutCardLeague. »

@CloutCardLeague

Fazli Kesgin, também conhecido como @fazliKesgin, lançou um projeto legal de NFT: ele desenha retratos Clouters, na forma de cartões colecionáveis, e os transforma em NFTs.

CloutCardLeague

Ele cria uma série de 10 edições para cada membro, e o valor mínimo é de cerca de US $ 10.

Fazli explica: «Se você quer um cartão próprio, só preciso confiar em você e acreditar que você me apoiará. Solicito às pessoas cujos cartões eu desenho que comprem pelo menos um NFT e que recloutam o desenho. »

@haun

« Meu nome é Graeme Haunholter.

haun

Sou um arquiteto e fotógrafo canadense cujas fotografias foram publicadas e exibidas internacionalmente. Estou interessado em criar um trabalho que evoque uma sensação de silêncio. Na tentativa de produzir algo que seja mínimo e surreal, concentro-me em capturar a simplicidade da cor e da forma. »

@KingShark

« Sou KingShark, das Filipinas.

KingShark

Comecei a fazer desenhos quando estava na 4a serie primaria e agora estou praticando artes digitais.
Assim que tive a oportunidade de ter um smartphone, comecei a criar logotipos, principalmente logotipos para jogos.
E então, um dia, um amigo meu mostou o Bitclout e eu o achei interessante. Com isso, também tentei criar outras formas de desenho como vexel, vetor e pixel.
Bitclout traz à tona o artista em você. Mente artística liberada para a vida real.
Estou preparando novos NFTs do KingShark. »

@MeredithMarsone

« Meu nome é Meredith Marsone e moro em uma pequena cidade à beira-mar na Nova Zelândia.

MeredithMarsone

Sou uma artista profissional desde 2013. Comecei a desenhar quando era criança, crescendo com irmãos muito mais velhos e tive que me divertir sozinha. Então eu desenhei muito.
Fui para a escola de arte logo depois do colégio e não parei de pintar desde então.
Meus NFTs são principalmente pinturas embelezadas, embora eu também tenha começado a ilustração e desenho com Procreate.
Tenho três projetos em andamento no momento. Meu projeto de BitClout @Foxen tem duas séries esgotadas, @bleep estará disponível em breve e estou trabalhando em um projeto derivado da Opensea. »

@MikeNFT

« Meu nome é Michael Liversage. Atualmente estou morando na Flórida.

MikeNFT

Estudei ilustração técnica e geral no Falmouth College of Art no início dos anos 80. Trabalho profissionalmente como artista plástico / comercial há 35 anos.
Comecei a desenhar bem cedo e depois da faculdade trabalhei na indústria automobilística e aeronáutica produzindo ilustração técnica.
Também trabalhei como ilustrador freelance e em galerias como artista plástico.
Ainda tentando definir uma direção para o NFT, embora o trabalho digital não seja uma novidade para mim, comecei com o Photoshop por volta de 1993.
Tenho muitos novos projetos de NFT. Meus principais em Bitclout são #MachineHeads e #ArtDestruction. »

@Mirina

« Meu nome é Irina, porque meu sobrenome começa com M, na Bitclout, todos me conhecem como Mirina.

Mirina

Eu moro em Moscou. Eu não sou uma artista profissional. Mas sempre tive um potencial criativo. Sempre desenhei na escola, depois estudei na faculdade para ser designer de moda, depois me tornei mestre em Photoshop e trabalhei para fotógrafos. Tudo que eu crio sai espontaneamente.

Como tenho 2 filhos — continuo amamentando um — nem sempre tenho tempo. Mas tudo ainda está pela frente. Meu projeto dedicado ao desenvolvimento de crianças com necessidades especiais “Salomka” está temporariamente suspenso. Estou feliz por ter conhecido muitos criadores estrangeiros graças a Bitclout. Eles me inspiram. »

@PhilippeMeunier

« Meu nome é Philippe Meunier. Sou um artista no Taiti, na Polinésia Francesa.

Desde criança sempre adorei desenhar. Após o colegial, fui para a universidade por dois anos em publicidade e comunicação e comecei minha agência de publicidade. Uso o Photoshop desde o final dos anos 1970 e também pinto quando a inspiração surge.

PhilippeMeunier

Agora estou aposentado, o que me permite investir grande parte do meu tempo no Bitclout.

Eu crio três tipos de NFTs: retratos, uma história em quadrinhos chamada A Vida Frenética do Mister Clouter (@MrClouter), e um novo personagem chamado Al Cloutone (@AlCloutone).


OS TRAPACEIROS

@TheAdityaSingh recentemente compartilhou esta citação de Leon Tolstoy: “Seja mau, mas pelo menos não seja um mentiroso, um enganador! “ Acho que se encaixa perfeitamente para introduzir o assunto dos criadores de NFTs que trapaceiam copiando e colando trabalhos retirados da web.

--be-bad-but-dont-be-a-liar


ASSINATURA ABUSIVA

@IZY é uma das Clouters mais produtivas do Bitclout em termos de NFT. No entanto, ela usa muitos trabalhos retirados da Internet que ela modifica de acordo com suas necessidades. Neste exemplo, ela diz que é um “retrato personalizado” de um músico que é um de seus investidores. Na verdade, ela se contentou em escurecer a parte superior do rosto e apagar a covinha no queixo de um retrato do pintor Caravaggio. E então ela colocou sua assinatura, fazendo com que os compradores em potencial pensassem que sua contribuição para a obra de arte é significativa. O que não é o caso.

IZY-luth-makingof

Outro exemplo: ela colou a foto de @MarioNawfal em um auto-retrato do pintor francês Auguste Vinchon (1789–1855), acrescentou alguns destaques e colocou sua assinatura na obra novamente.

IZY-MarioNawfal-makingof


@BrokenAnubis
 é uma série de NFT criada por @Digitalize.

O criador do personagem Anubis usa para suas imagens NFTs disponíveis em bancos de imagens como Vecteezy.

Quando apontado para ele, ele responde:
« Sim, meu projeto é o personagem Anubi e uso imagens gratuitas para roupas e cenários. »
Mas o problema é que o personagem Anubis também é baixado da internet.
O criador não desenha nada. Ele apenas junta imagens existentes.

brokenAnubis-cowboy-makingof

@imonurohila, o criador da série NFT chamada “kittyworld” também usa arte disponível em bancos de imagens online.

imonurohila


Os desenhos originais, feitos pela ilustradora Caramelina, estão disponíveis no site iStock by Getty.

imonurohila-original


@ShickCoin
 nem mesmo se preocupa em fazer alterações ou adaptações. Ele copia as obras de artistas talentosos e as publica como estão, alegando ser o autor.

ShickCoin-01

O autor dos originais é o artista iraquiano Husam Wleed (Instagram: 7usam86).

shickcoin-01-original


Michael Jordan

shickcoin-basket

Esquerda: NFT de @ShickCoin
À direita: Desenho original de Bob Smerecki, ilustrador baseado em Brunswick, OH, EUA.


Publicamos outros NFTs enganosos no CloutZine numéro 005.


SEGUE NO PRÓXIMO NÚMERO!

Esperamos que você tenha gostado desta edição. 

Editor e desenhos: @PhilippeTahiti

N ° 006 (Ago. 2021) Uma grande necessidade de transparência e redistribuição de $Clouts

CloutZine-006pt

Nos últimos dias, o valor do Clout, que até agora se manteve estável em $ 100, caiu repentinamente para $ 50 e voltou a subir para cerca de $ 70.

Por que essa queda?

Os administradores ainda não deram uma explicação, mas pode-se supor que isso esteja relacionado à próxima listagem do Clout pela plataforma de câmbio Coinbase, que deveria ocorrer no início de setembro, mas que aparentemente será adiada até o início de outubro.

Lembramos que o Clout caiu de $ 185 para $ 105 quando foi listado pela primeira vez por uma bolsa, neste caso Blockchain.com. No entanto, a situação era diferente de hoje: as baleias que acumularam volumes gigantescos de Clouts desde o início do Bitclout finalmente tiveram a chance de tirar parte de seus lucros, e eles o fizeram. Dezenas de milhões de dólares saíram do Bitclout, fazendo com que o valor dele caísse.

blockchain-12M

Assim que as negociações no Blockchain.com foram abertas, as baleias lucraram com o Bitclout. @JamesHarbal compartilhou esta captura de tela de uma venda de Clouts de $ 12 milhões de dólares.

Nos últimos dias, também, vimos um grande volume de vendas de Creator Coins seguido por uma venda massiva de Clouts.

Suspeitamos que essas baleias especularam sobre a queda no valor do Clout que a listagem da Coinbase pode causar.

Entre 10 e 23 de agosto, o volume de vendas de tokens de criadores foi mais de 3 vezes o volume de compras: $ 4,5 milhões em vendas contra $ 1,4 milhão em compras.

Na verdade, é mais do que provável que uma das condições exigidas pela Coinbase pela listagem do Clout seja que o preço do Clout seja definido pelo mercado de oferta e demanda e não seja suportado pelo Bitclout. No entanto, muitas pessoas acreditam que o Bitclout Core Team estava apoiando o valor do Clout para evitar que caísse abaixo de $ 100, o que poderia ter assustado os membros.

Com o fim ou a redução deste suporte (o mecanismo clássico do qual seria manter um pedido em $ 100 pela tesouraria do Bitclout, (embora @diamondhands negue ter intervindo), o Clout agora encontrará gradualmente seu valor real de mercado .

O CLOUT EM $ 50 ANTES DA LISTAGEM NA COINBASE?

Até onde o Clout pode descer?

@MarioNawfal disse esta semana: Venho dizendo há semanas que o preço real do Bitclout com base em métricas financeiras é de US $ 50–80.

coursduclout

Após um mês de estabilidade em US $ 100, o Clout caiu drasticamente. Gráfico: CoinMarketCap.

@Krassenstein também mencionou o valor de $ 50: O site Bitclout fixou o piso em $ 50 agora em vez de $ 100.

Ele pediu esclarecimentos a @diamondhands.

@Krassenstein: Ouvindo da comunidade, acho que uma grande questão que as pessoas querem que seja respondida é se um piso artificial foi colocado a US $ 100 e, em caso afirmativo, alguém sabia? Alguém sabia que este piso seria removido em um momento específico? Houve algumas grandes vendas pouco antes do piso quebrar. As vendas causaram a quebra do piso ou o anúncio da remoção do piso causou as vendas?

@diamondhands respondeu que não havia piso artificial:

Boa pergunta. Não podemos ter certeza, mas acho que muitas pessoas estavam comprando CLOUTs de US $ 100. Eu mesmo comprei muitos deles por esse preço, além do que vinha de Gringotes [Nota do editor: Gringotes é a tesouraria do Bitclout ?]. Porque pensei e ainda acho que é um preço muito baixo. Sem dúvida nada coordenado da minha parte. Não conto a ninguém quando compro (e não vendi um único CLOUT).

O preço do Clout, portanto, teria permanecido estável em $ 100 por um mês de uma forma completamente natural. Inédito para uma criptomoeda! Esse “esclarecimento” não convenceu a todos.

Sabemos que a Equipe Central inflou artificialmente o preço das Moedas do Criador « reservadas” (veja abaixo), então por que eles não inflaram o preço da Clout? Tudo isso são especulações, mas a opacidade que cerca o gerenciamento da plataforma só pode alimentar essas dúvidas.

APESAR DOS “ESCLARECIMENTOS” DO DIAMONDHANDS, A OPACIDADE CONTINUA

Mês passado, pretendíamos dedicar a edição 002 do Cloutzine às causas da variação do preço do Clout e à distribuição do volume total do Clout entre a população do Clout. Tivemos que renunciar a este artigo porque nenhuma das pessoas que contatamos nos forneceu as informações necessárias. A impressão que tivemos foi de que o assunto era politicamente incorreto.

Hoje as dúvidas estão surgindo até mesmo em @BitsTODAY que até agora sempre teve o cuidado de não criar ondas.

Leia a excelente edição especial intitulada: BearClout: Playing Devil’s Advocate.

Portanto, vamos tratar do assunto de qualquer maneira, apesar da falta de informação, sob o risco de dizer coisas incorretas. E se dissermos algumas, ficaremos felizes em corrigi-las se a informação real acabar aparecendo. A falta de transparência é, de fato, o próprio assunto deste artigo.

Uma falta de transparência que parece estrutural. Tudo começou desde o início do projeto com a escolha do fundador e da equipe de diretores para o anonimato. Sem nomes, apenas pseudonimos.

Isso poderia ser anedótico se o detalhamento da moeda de pré-lançamento tivesse sido publicado de forma transparente, mas não foi.

Onde está a maioria dos Clouts? Nenhuma informação.

Claro, como tudo está em um blockchain público, o explorer nos permite ver todas as transações / eventos que aconteceram no BitClout desde o início. Tudo.

Mas esses dados são visíveis apenas para os desenvolvedores e parece que não há vontade de tornar públicas algumas dessas informações, como a repartição do Clouts.

A MAIORIA DOS CLOUTS NAS MÃOS DE ALGUMAS BALEIAS?

Um programador chamado @Shiro explorou os dados da gênese do Bitclout e tornou essas informações públicas.
Infelizmente, como sua atitude era muito antagônica em relação ao chefão do Bitclout, e o objetivo de Shiro era provar que o Bitclout era um golpe (o que não é o caso deste artigo), esta informação não recebeu nenhum feedback no Bitclout e permaneceu mais ou menos “confidencial” no Twitter.

shiro1

Shiro estava prometendo novas revelações, mas ele parou de postar após este longo tweet.

Em um extenso artigo publicado no Twitter no dia 26 de março, @Shiro explica em 30 pontos a mineração de Clouts, sua distribuição, a criação de contas “reservadas” e sua inflação artificial:

  • MINERAÇÃO DE 8 MILHÕES DE CLOUTS
    Em 18 de janeiro, 8 milhões de Clouts foram minerados [$ 560 milhões em valor atual, a $ 70 / Clout. Esse valor chegou a US $ 1,5 bilhão em junho, quando o valor do Clout subiu para US $ 190].
  • DIVISÃO DOS CLOUTS ENTRE 482 CONTAS
    Este montante foi distribuído em 482 chaves / contas públicas. A distribuição não foi feita de maneira uniforme. Algumas contas receberam 100.000 Clouts, enquanto outras receberam apenas 0,00001.
    A distribuição dos Clouts foi realizada por duas contas nomeadas @master et @merlin.
    As transações mostram que @master foi usado principalmente para distribuir Clouts para perfis de influenciadores, que eram então automaticamente usados ​​para comprar seus próprios tokens. O trabalho de @ Merlin era dar 0,00002 Starter Clout para cada novo usuário registrado — para pagar “dispesas de gasolina” para simples ações como atualização de perfil ou postagem.
  • CRIAÇÃO E INFLAÇÃO DE 15.000 CONTAS COPIADAS NO TWITTER
    Em 1º de março (18 dias antes do lançamento ao público), foram registradas 57.784 transações.
    Essas transações consistiram principalmente em: BASIC_TRANSFER, UPDATE_PROFILE e CREATOR_COIN.
    Neste estágio inicial, todas essas chaves vazias passaram por 4 transações:
    - cada conta recebeu um pouco de Clout para “gasolina”
    - cada conta usou este valor inicial para atualizar o perfil emprestado no Twitter
    - cada conta recebeu uma quantia maior
    - cada conta gastou essa quantia para comprar seu próprio token.
    Essas operações foram repetidas 15.000 vezes para os 15.000 perfis de influenciadores “reservados” no BitClout.
    No dia 11 de março, cada perfil recebeu uma quantidade maior, variando de forma arbitrária, para que pudessem adquirir mais do seu próprio token.
  • Os principais detentores de tokens dos Criadores de maior valor são, em sua maioria, contas da Genese do Bitclout ou contas que receberam Clouts pré-minerados dessas contas da Genese.
    As contas da Genese que atualizaram seus perfis são em sua maioria investidores e membros da administração (incluindo mineradores).

No final de seu artigo, Shiro prometeu atualizar este tópico mais tarde com mais informações, especialmente em relação à avaliação de preço do Clout:

- como eles lidam com as transferências de perfil (SWAP_IDENTITY)
- como BITCOIN_EXCHANGE funciona e quantos Bitcoins foram convertidos em Clout
- como é avaliado o preço do Clout
- e “algumas outras coisas interessantes”.

Infelizmente, Shiro interrompeu misteriosamente todas as postagens em sua conta do Twitter após essas primeiras revelações.

A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA

Sabemos que hoje existem 10,6 milhões de Clouts em circulação. Não sabemos a sua distribuição, mas podemos imaginar, dada a distribuição de 8 milhões de Clouts entre 482 contas, que a maioria dos Clouts é detida por um punhado de grandes detentores de títulos que adquiriram esses Clouts quando o seu valor era mínimo — na ordem de alguns dólares.

Essa concentração de Clouts em poucas mãos não é saudável e não estimula a confiança dos futuros investidores.

Seria bom que os administradores do Bitclout fizessem a transição para mais transparência sobre a distribuição de Clouts, mas também para um processo de redistribuição.

Esse processo começou no mês passado com a campanha Million Dollar Week de @MárioNawfal, que prometeu investir US $ 1 milhão por semana em contas ativas de criadores. Esta campanha despertou entusiasmo renovado e elevou a curva de atividade na plataforma (veja o diagrama abaixo). Infelizmente, esses investimentos cessaram abruptamente depois de alguns dias e a curva tornou a se achatar até o fundo.

A campanha Million Dollar Week de @MárioNawfal em julho chegou a uma parada brusca depois de alguns dias e houve uma queda considerável que se mantém nesse nível conforme mostra o gráfico.

QUAIS SERÃO OS EFEITOS DA LISTAGEM NA COINBASE?

Os influenciadores do Bitclout estão entusiasmados com os prováveis ​​efeitos da listagem na Coinbase.

@MarioNawfalNormalmente, tal listagem é um grande impulso para uma moeda, pelo menos quando é anunciada publicamente.

@Krassenstein : A queda de preço do Clout pode ser dolorosa agora, mas esta ação é provavelmente saudável para o futuro da plataforma.

A Coinbase teria sido louca em listar o Clout se seu preço não fosse 100% baseado na oferta e demanda.

Uma listagem na Coinbase será enorme para o Bitclout. Sem querer minimizar a listagem no Blockchain, a Coinbase faz cerca de 70 vezes o volume diário de transações criptográficas do Blockchain. [nota do editor: Coinbase tem 56 milhões de usuários].

O fato de a Coinbase atualmente operar um nó BitClout me faz pensar que o BitClout poderia ser integrado ao Coinbase de várias maneiras além de apenas ser negociado na Coinbase.

🚀 Você pode imaginar o que aconteceria com o preço do Clout se eles fizessem isso?

🚀🚀 Você pode imaginar com que rapidez os NFTs do Bitclout atingiriam a massa crítica se a Coinbase os listasse em seu site em um novo mercado?

🚀🚀🚀 Você pode imaginar o que aconteceria com essa plataforma se a Coinbase integrasse a mídia social em seu intercâmbio, usando nosso blockchain?

O futuro é emocionante! , conclui Krassenstein.


AS AVENTURAS DO AL CLOUTONE

AlCloutone-002

Al Cloutone decidiu negociar alguns diamantes antes de listar na Coinbase.

@AlCloutone é um novo personagem criado por @PhilippeMeunier.
O NFT esta disponivel aqui.


A VIDA FRENÉTICA DO MISTER CLOUTER

MrClouter-006-pt

Os desenhos de Mister Clouter estão disponíveis em NFT.

SEGUE NO PRÓXIMO NÚMERO!

Esperamos que você tenha gostado desta 4ª edição. 

Editor e desenhos: @PhilippeTahiti

N° 005 (Ago. 2021) Você sabe de onde vêm as ilustrações para os NFTs que você compra?

CloutZine-#005pt

Com a chegada massiva de NFTs, a plataforma Bitclout viu muita polêmica nos últimos dias após acusações de plágio e violação de direitos autorais.

O que é plágio? Plágio, diz a Wikipedia, “consiste em copiar um autor ou captar a obra de um criador no campo das artes sem citá-lo ou mencionar, bem como basear-se fortemente em um modelo, omitindo, deliberadamente ou por negligência , de designar. Muitas vezes é equiparado a um roubo intangível. Alguns fazem uma distinção entre plágio, empréstimo grosseiro e “markdown”, onde a obra sofre várias modificações para confundir os rastros”.

Plágio é, portanto, um trabalho feito de empréstimos; a reprodução não reconhecida de uma obra original ou de partes dela, sem autorização do autor ou de seus beneficiários.

Apresentamos nesta edição vários NFTs que parecem se encaixar nessa definição.

É possível que os criadores dessas NTFs tenham recebido permissão dos autores. Nós não sabemos. O que queremos enfatizar aqui é que, ao não citar os autores, eles estão levando os potenciais compradores a acreditar que eles próprios são os autores dessas obras. Isso não é ético porque o valor de um NFT depende em grande parte da origem do trabalho. Quer as ilustrações sejam baixadas, legal ou ilegalmente, gratuitamente ou por alguns dólares, não é o mesmo valor que se o criador do NFT é o próprio artista.

AllThingsCreative-NFT

A fotografia usada neste NFT intitulada “Solidão” é o trabalho do fotógrafo americano Ron Compton, que se especializou em dançarinos, retratos e nus.

DiaCloutie-copy


A pintura usada neste NFT é obra do pintor californiano Brian Calvin, conhecido por seus retratos estilizados em close-up, como neste exemplo típico.

Digitalize-anubis-NFT-01
Digitalize-makingof-1


Este NFT é composto por uma colagem de duas obras: uma ilustração representando o deus egípcio Anúbis disponível no site Vecteezy e, como pano de fundo, uma ilustração intitulada “Taipei 101”, que é obra de Romain Trystram, um talentoso artista em Marrocos.

TNWTYFOUR-NFT
TWNTY-makingof


A cabeça do Skelly, o agora famoso esqueleto desta série NFT, vem do site EasyDrawingGuides, enquanto o corpo vem do site Getty Images que é conhecido por ter uma política muito agressiva contra violação de direitos autorais.

JOOLIA-copy


A ilustração usada para este NFT é obra do artista russo GraniaA.

Teen Spirit by @IZY

Izy-NFT
IZY-makingof


Este NFT consiste em duas obras: o retrato de um general russo do pintor George Dawe (1781–1829) e o retrato de Kurt Cobain do pintor alemão Michael Knepper.

George Dawe foi um retratista inglês que pintou 329 retratos de generais russos ativos durante a invasão de Napoleão à Rússia para a Galeria Militar do Palácio de Inverno, São Petersburgo, Rússia.

A criadora do NFT que continua a afirmar, apesar das evidências, que foi ela quem pintou este retrato apenas se esqueceu de retirar um pedaço de pelo branco perto da gola. Não é crime fazer um NFT com copiar e colar. Você só precisa reconhecê-lo.

Reações de alguns clouters com raiva

@brootle : Todos aqueles NFTs de m.rda que usam imagens roubadas vão se tornar ativos tóxicos quando o BitClout crescer e se tornar uma plataforma maior. E as pessoas que os comprarem agora nunca poderão revender para receber seu dinheiro e provavelmente iniciarão ações judiciais para obter o reembolso desses “artistas” quem os “criaram”.

@lukasjakson : A questão é que todos esses golpistas e artistas falsos mataram o mercado secundário de NFT. Alguns gastaram muito dinheiro em coisas que agora são absolutamente inúteis porque cada venda é uma possível violação de direitos autorais.

É louvável que existam pessoas que perdoam essas pessoas. Mas a consequência será que os golpistas não desaparecerão e não haverá mercado NFT e os colecionadores terão que vender moedas de criador para obter liquidez novamente.

Sou fortemente a favor de uma política de tolerância zero em relação aos golpistas, caso contrário, o BitClout falhará.

O que fazer para resolver este problema?

Se você está pensando em adquirir um NFT, há algo muito fácil que você pode fazer para verificar a origem da ilustração, que é pesquisar com o Google Images Search. Copie o URL da imagem e cole-o na pesquisa de imagens. O Google mostrará a você todas as imagens semelhantes online.

A outra coisa a fazer, mas depende dos administradores da plataforma, seria estabelecer uma regra exigindo que os criadores dos NFTs digam se são ou não os autores das ilustrações. E para dar crédito aos autores das obras emprestadas.

Luka Jakson fala sobre a criação de um processo de verificação de artista.

@lukasjakson : Já existem algumas pessoas trabalhando em novos nós (Stet e supernova, pelo que eu sei) para artistas e acho que isso vai ajudar no futuro. A verificação da autenticidade dos artistas e de suas obras pode ser feita de várias maneiras. Por exemplo enviando vídeos do processo de criação, onde os artistas mostram seu identificador BitClout ou um código QR emitido no vídeo.
A maioria dos artistas com quem conversei também não tem problema em fornecer sua identidade e comprovante de residência.
Mas alguns nós querem que os artistas paguem pelo sistema de verificação. Na minha opinião, os colecionadores deveriam pagar por isso.
Portanto, para obter acesso a alguns artistas no nó, os colecionadores precisam pagar por um passe de 10 dias ou algo parecido.


A vida frenética do Mister Clouter

MrClouter-005-pt


SEGUE NO PRÓXIMO NÚMERO!

Esperamos que você tenha gostado desta 4ª edição. 

Editor e desenhos: @PhilippeTahiti

N ° 004 (Ago. 2021) Golpes, Rug-Pulls e Calúnias

CloutZine-004-pt

Duas coisas impedem os clouters de investir: a falta de usuários ativos e o medo dos rug-pulls. A chegada dos NFTs ainda não causou um aumento no número de usuários ativos, que ainda estagna em menos de 4.000 por dia.

A maioria dos criadores passou pela experiência desagradável do rug-pull, e é certo que isso os esfriou para investir novamente em um criador promissor.

O que é um rug-pull? Isso ocorre quando você compra um token de criador e o criador vende todas as suas ações durante a noite, destruindo seu investimento.

Revisamos os modos de operação dos golpistas, as maneiras de reconhecê-los e as soluções para evitar cair em suas armadilhas.

rajlahoti-poster-72

Raj Lahoti é conhecido por seus “raj-pulls”: ele vende suas ações e depois as compra de volta, ao contrário dos golpistas.

COMO FUNCIONAM OS GOLPISTAS ?

PEQUENOS GOLPISTAS

A maioria dos pequenos golpistas cria uma conta fingindo ser uma celebridade, ou pelo menos alguém que tem milhares de seguidores em outras redes sociais como o Instagram. Muitas pessoas são levadas a pensar que estão fazendo um bom negócio ao comprar o token por um preço baixo. É fácil verificar se o clouter é realmente quem afirma ser. Normalmente, ele colocará um link para seu site, Linktree ou outra rede social. Se ao visitar suas páginas não encontrarmos nenhum link do Bitclout, é muito provável que seja falso. Se você quiser ter certeza, pode dizer para a pessoa que você ficaria feliz em investir no token dele se colocasse o link do Bitclout em sua conta do Instagram, por exemplo. Até que aconteça, não invista.

Agora estamos mais desconfiados, mas alguns meses atrás, nós facilmente confiamos.

@UndervaluedCoinsEm abril, encontrei um criador que afirmava ser o desenvolvedor de um jogo online popular com cerca de 200.000 jogadores. Ele tinha acabado de criar sua conta e seu preço de token era muito baixo. Investi $ 100. Três dias depois, ele vendeu suas ações e mudou seu nome de usuário e meus $ 100 se transformaram em $ 0,1!

Alguns golpistas prometem uma garantia contra golpes!

verificated-000b

Essa conta, que afirmava proteger seus investidores contra rug-pulls, acabou com um rug-pull magistral.

É o caso dessa conta de scammer cujo slogan é “sua garantia de segurança”.

Para atrair investidores, eles prometem: “Só investimos em pessoas em de confiança. Se forem fake, nós o reembolsaremos por quaisquer perdas que você tenha incorrido.”

Infelizmente para os investidores ingênuos, essa conta vendeu todas as suas ações em 21 de julho, reduzindo o valor de seu token de $ 59 para $ 4.

GOLPES SOFISTICADOS

Mas também existem golpistas mais sofisticados que conseguem hackear uma conta verificada do Twitter, por exemplo, e, portanto, podem colocar o link Bitclout deles em seu perfil do Twitter. Felizmente, esses casos são muito mais raros. Por outro lado, eles podem ser muito perigosos!

@MarioNawfal relatou ter perdido $ 70.000 em um dia com esse tipo de golpista “verificado”.

Ele avisa as pessoas sobre isso neste vídeo.

Para tornar o golpe mais confiável, alguns golpistas enviam partes de seu token para pessoas conhecidas para aparecer na lista de detentores do token-armadilha. As pessoas pensam que se esses investidores famosos possuem partes deste token, provavelmente é um bom negócio; e elas investem. 24 horas depois, os golpistas sumiram.

@SAMF denuncia outro golpe muito elaborado no qual os golpistas roubaram de seus investidores mais de $ 400.000! Sua conta chamada @charcoin já foi excluída. Eles criaram um estratagema sofisticado em maio com um site e white paper e tudo. Para dar confiança aos investidores, eles distribuíram mais de US $ 30.000 para os “vencedores” por uma semana e, em seguida, fizeram um rug-pull recorde quando sua capitalização atingiu US $ 650.000.

RUG-PULLS SEM MALDADE

Existem também rug-pulls feitos por pessoas que não são golpistas e que podem ter diferentes motivos para querer vender suas ações.

Em um memorando de muito sucesso em junho, @Sandirose (que tem experiência em investigação de fraude financeira) lista alguns bons motivos pelos quais um criador pode vender suas ações:

  • Eles lucraram com o investimento e acreditam que agora é um bom momento para vender.
  • Eles precisam de dinheiro para participar de outros projetos ou investir em outros criadores.
  • Eles precisam do dinheiro. Lembre-se de que por detrás da maioria das contas há alguém com problemas do mundo real e você nunca sabe o que essas pessoas estão passando na vida.
  • Eles não acreditam mais no criador ou no projeto em que investiram.
  • Eles ficaram desapontados com o Bitclout e decidiram ir embora.

Raj Lahoti é um exemplo atípico de criador conhecido por seus “raj-pulls” a desde o mês de maio e que, portanto, não é considerado um golpista. Pelo contrário. Muitas pessoas o consideram um dos gênios mais criativos da plataforma.

raj-superman

Raj Lahoti, um dos personagens não conformistas da plataforma.

Ele criou uma estratégia de vender todas as suas ações, fazendo cair assim o preço de seu token para alguns dólares, o que atraía novos compradores para os quais comprar mesmo com um FR muito alto ainda era um bom negócio.

E foi assim que Raj conseguia lucrar. E é por isso que essa estratégia foi chamada de jogo FR [*FR: Founder Reward].

@RajLahotiO objetivo do jogo era que o FR não beneficiava os traders, mas sim os hodlers, porque eles não podiam ganhar dinheiro até que eu resgatasse meus tokens. Portanto, era um jogo de confiança.

À pergunta: “Este jogo valeu a pena financeiramente para você?” Ele respondeu: Infelizmente, não. Por outro lado, distribuí 20 milhões de diamantes em sete dias e venci o jogo de quem dá mais!

Raj tinha uma promoção: “Dê-me 5 diamantes e eu lhe darei 6 !” Sabemos que ele cumpriu sua promessa porque muitas pessoas testemunharam que receberam os 6 diamantes.

Uma coisa é certa, Raj ganhou o jogo da notoriedade!

As pessoas que perderam dinheiro são aquelas que entraram em pânico e venderam com prejuízo. Mas poucos guardam rancor desse personagem carismático que adora quebrar as regras e fazer as coisas de forma não convencional. Descubra o Raj neste vídeo.

QUE SOLUÇÕES PARA EVITAR GOLPES?

O fato de a equipe de administradores alterar o FR padrão para 100% foi certamente um bom passo para evitar que os golpistas investissem em tokens assim que uma conta fosse aberta, antes mesmo do criador do token.

O que podemos fazer ?

1. Como vimos acima, a primeira coisa a fazer é verificar se os criadores questionáveis ​​colocaram seu link Bitclout em seus perfis do Instagram, Twitter ou Youtube.

yourversion

Se o criador reivindicar uma conta popular do Instagram, mas não postar seu link Bitclout em seu perfil IG, isso é suspeito.

2. Navegue por suas postagens e veja há quanto tempo eles estão no Bitclout. Normalmente, uma conta de golpe será recente e terá muitas postagens em duas ou três horas.

Conselho de @100Se eu gostar do conteúdo, mas que eu fico cauteloso, eu sigo e vigio um pouco, e então um dia ou dois depois, eu invisto. Às vezes eu envio um DM apenas para ter uma conversa geral. Não é infalível; alguns golpistas são realmente talentosos, e se você for roubado assim, não é culpa sua.

3. Espere uma semana antes de investir e comece com uma pequena quantia.

@mazJá tive mensagens diretas com golpistas que pareciam honestos a respeito de suas obras de arte, mas deram golpe um ou dois dias depois. Agora espero uma ou duas semanas antes de investir e só começo com pequenas quantias.

4. Verifique de onde vem o financiamento para uma nova conta.

@brootleUso @signalclout para ver de onde vem o financiamento inicial para novas contas. Existem agora muitos golpistas russos que criam uma nova conta por 1 dia, sacam todos os fundos e começam uma nova.

5. Se as novas contas não pudessem vender durante os primeiros dias.

@mazTalvez as novas contas não devessem ser autorizadas a receber investimentos por um determinado período. Isso as forçaria a postar conteúdo e participar, em vez de ganhar dinheiro rápido. A maioria dos golpistas não tem paciência para investir seu tempo.

6. Invista em criadores abaixo de $ 150.

@futurepoliticianO motivo pelo qual gosto de investir em criadores com valor inferior a US $ 150 é porque, se eu perder dinheiro com um golpe 3 em 10 vezes, sempre ganharei dinheiro a longo prazo, contanto que eu holdl e deixe os criadores desenvolverem mais conteúdo e estabelecer relacionamentos mais autenticos. Então comprem e hodl, gente!

@tshirttimemachineBoa estratégia. Acho que todos os criadores coerentes vão acabar valendo US $ 300 em algum momento.

7. Invista pequenas quantias.

@futurepoliticianGanhei mais com investimentos de $ 5 do que com investimentos de $ 50, só porque os criadores eram novos em comparação com outros mais estabelecidos. Você ganha dinheiro correndo riscos!

8. Um projeto de seguro contra rug-pull.

@darian_parrishO seguro contra rug-pull funcionaria de maneira muito semelhante a outros modelos de seguro. É necessário um investidor (@ARTZ já se ofereceu), em seguida, coletar os prêmios e usá-los para liquidar sinistros (perdas fraudulentas) dos segurados (neste caso, detentores de tokens). O projeto ainda está em andamento, mas ainda não foi iniciado. Ele está parado até que o crescimento de usuários ativos retorne e a demanda por esse seguro aumente.

VIGILANTES E CALÚNIAS

Diante desse aumento de golpes, vimos a proliferação de contas dedicadas à denúncia de golpistas. Se podemos ficar contentes com essas iniciativas, o outro lado da moeda é que, infelizmente, alguns “vigilantes” não fazem uma investigação séria e caluniam os criadores com base apenas em presunções, sem nem mesmo dar tempo para entrar em contato com os criadores.

Rabbithole-01

Alguns vigilantes publicam listas de supostos golpistas sem nem mesmo terem contatado as pessoas primeiro.

@PhilippeMeunier foi vítima deste tipo de calúnia.
No mês passado, vi que uma das minhas contas foi marcada em uma postagem. A postagem era uma lista de 23 supostos golpistas. A pessoa que postou essa lista estava pedindo às pessoas para compartilhar a postagem e bloquearem as pessoas mencionadas na lista. Entrei em contato com essa pessoa para pedir uma explicação. Ele respondeu que minha conta era suspeita de estar vinculada a um golpe porque recebi $clouts de golpistas. Expliquei que 2–3 meses atrás comprei $clouts de criadores que paguei por Paypal porque não tenho uma conta Bitcoin. Finalmente, meu nome foi removido da lista de supostos golpistas.

Esses “vigilantes” do Bitclout são certamente bem intencionados e algumas de suas ações podem ser úteis, mas no mínimo eles deveriam entrar em contato com os criadores para uma explicação antes de postar seus nomes neste tipo de lista difamatória. É muito fácil e rápido destruir a reputação de uma pessoa apenas baseando-se em suposições, e o dano é irreparável.


A VIDA FRENÉTICA DO MISTER CLOUTER

MrClouter-004-pt1


CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO!

Esperamos que você tenha gostado desta 4ª edição. 
Editor e desenhos: @PhilippeTahiti

N ° 003 (Ago. 2021) Como ter sucesso com seus NFTs no Bitclout

CloutZine-003-pt

Uma entrevista exclusiva com os irmãos Krassenstein

krassenstein-interview-4

@Krassenstein: “Não tenha medo de cometer erros. O sucesso tem tudo a ver com tentativa e erro. Este é um novo território a ser descoberto. Portanto, somos todos iniciantes no aprendizado.“

Vocês podem se apresentar brevemente aos nossos leitores que talvez ainda não os conheçam?

Compartilhamos uma conta Bitclout. Somos gêmeos e estamos na casa dos trinta. Somos de Ft Myers, Flórida, e estamos em criptografia há 9 anos.

Vocês já tiveram alguma experiência com NFTs antes do Bitclout?

Nós criamos alguns NFTs antes com um artista em San Diego. Nós os criamos no Rarible e no OpenSea. Era um pouco técnico e as taxas eram bem caras em Ethereum.

Em quais tipos de NFTs vocês estariam interessados?

Gostamos da arte rara produzida por artistas que, acreditamos, farão seu nome a longo prazo. A arte com a qual podemos nos identificar é importante.

Vocês já pensaram em alguns criadores de quem gostariam de comprar NFTs?

Sim! Achamos que já existem vários criadores no BitClout, que estão produzindo arte incrível. Também achamos que os NFTs no Bitclout serão muito mais do que simplesmente arte.

Que conselho vocês dariam a alguém interessado em investir pela primeira vez em NFTs?

Compre algo que agrada a você. Se você gostar, é provável que outras pessoas também gostem.

Na opinião de vocês, qual seria a melhor estratégia para ser um criador e / ou colecionador de NFTs de sucesso?

Ouça a comunidade, veja o que está funcionando para outras pessoas e não tenha medo de falhar. Tentativa e erro sera o que impulsionará o seu sucesso. Este é um território desconhecido, por isso estamos todos aprendendo desde o início.

Vocês planejam criar seus próprios NFTs? De que tipos?

Sim, temos um Day One NFT caindo assim que eles lançaram o omg BitClout, e então teremos a série de figurinhas animadas “BitClout Kids” que lançaremos logo depois disso.

Como criar e vender seu NFT, passo a passo

O fotógrafo russo Elrick Erikose bem conhecido no Bitclout concordou em descrever o processo de criação de seu primeiro NFT feito a partir de uma de suas fotos, bem como sua venda.

NFT-mint-form-2

Formulário de criação de NFT no nó tijn.club

NFT-elrick-photo


Elrick Erikose: « É muito simples.

Primeiro você vai para um dos nós que permitem criar NFTs. eu escolhi tijn.club.

1. Selecione « Single » ou « Multiple editions ». Eu escolhi « Single ».

2. Especifique o valor mínimo do lance.

3, Escolha uma porcentagem para os royalties do criador (Creator Royalty) e para aqueles dos seus detentores de tokens (Coin-Holder Royalty). Deixei o padrão: 10%.

4. “Conteúdo desbloqueável”(Unlockable Content): Não marquei esta opção.

5. Clique no botão “Mint NFT” (crie o NFT).

Pronto !

Em seguida, você reclout para que as pessoas saibam que você tem um NFT à venda. “

Como foi a venda?

Elrick Erikose: « Quando alguém coloca um lance, ele aparece nas notificações; mas apenas no nó onde você criou seu NFT.

Você vê os leilões abaixo de sua postagem na seção “todos os lances” (All Bides).

Por fim, você escolhe o vencedor e vende.

Vendi para o primeiro licitante porque queria ver como funciona. »

Elrick Erikose vendeu seu primeiro NFT para @Krassenstein. Veja a imagem ao lado.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

  • O que significa « Multiple editions » ?

Você tem a opção de criar um NFT em uma ou mais cópias. Neste último caso, haverá vários compradores para o mesmo NFT em várias cópias.

  • O que significa “Creator Royalty » ?

Esses são os royalties que o criador do NFT receberá. Ou seja, uma porcentagem que ele receberá cada vez que seu NFT for vendido.

Por exemplo, se você optar por colocar seu Creator Royalty em 10% e vender seu NFT por $ 100. Se a pessoa que comprou vender por $ 150, você receberá 10%, isto é $ 15. E você ganhará em todas as revendas futuras deste NFT.

  • O que significa “Coin-Holder Royalty » ?

É a porcentagem que os detentores de seu token compartilharão.

Digamos que você coloque ambas as porcentagens em 10% e eu compro seu NFT por $ 100, você receberá $ 90 e todos os seus detentores de tokens vão dividir $ 10.

Se eu vender seu NFT por $ 200, receberei $ 160; você vai receber $ 20; e os detentores de seu token compartilharão $ 20. Depois disso, não recebo nada se o comprador revender o NFT. Mas você, como criador, bem como os detentores de seu token, continuarão a receber uma porcentagem em cada revenda.

Explicação por @jeansergegagnon, um canadense especialista em marketing bem conhecido na Bitclout.

  • O que significa « Unlockable content »?

Isso é opcional. O criador pode decidir que o conteúdo da NFT será acessível apenas ao comprador. Isso, portanto, confere exclusividade. Por exemplo, uma música exclusiva que apenas o comprador pode ouvir.

  • O que acontece quando eu coloco um lance?

Assim que o NFT for criado, você pode colocar um lance. Para isso, você deve ter fundos suficientes em sua carteira para cobrir o lance. No entanto, o valor do seu lance não é removido de sua carteira até que o leilão seja fechado pelo criador e você seja o vencedor. Isso permite que você coloque lances em quantos NFTs puder.

  • Como o vencedor do leilão é selecionado?

É o criador do NFT que decide encerrar o leilão, escolhendo um ou mais vencedores (no caso de várias edições). É importante observar que o criador é livre para escolher quem irá adquirir sua obra, e esta não é necessariamente a oferta mais alta.

  • O que acontece quando o leilão termina?

Assim que o leilão é encerrado, a NFT aparece no perfil do comprador e pode ser fixada em sua página principal.

  • Podemos enviar e receber um NFT criado no bitclout? (pergunta por @ourielohayon)

Resposta de @100: Ainda não.


A VIDA FRENÉTICA DO MISTER CLOUTER

MrClouter-003-pt


SEGUE NO PRÓXIMO NÚMERO!

Esperamos que você tenha gostado desta 3ª edição do Clout Zine@CloutZine.

Editor e desenhos: @PhilippeTahiti

N° 000-002 (Maio-Jul. 2021) Soluções, NFTs, nós, exchanges

CloutZine-logo-01EN



Site Map © DeSoNews.net 2021-2023